Limonada no Twitter

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Tom Zé - Estudando o Samba (1976).







Assisti recentemente um documentário sobre o Musico Tom Zé no Canal Brasil e me chamou a atenção esse disco, Estudando o Samba. Resolvi procurar, escutar e compartilhar. Um dos principais tropicalistas ao lado de Gilberto Gil, Caetano Veloso, Jards Macalé, Waly Salomão e Rogério Duprat, Tom Zé escutou muito rádio em sua cidade natal Irará, apaixonando-se assim, pelas sonoridades. Aprendeu violão, composição, piano, harmonia e violoncelo na Universidade da Bahia, tendo tido como mestres os europeus Koellreuter e Ernest Widmer.

Caiu no esquecimento durante anos, não tendo recebido atenção da mídia nem da indústria fonográfica . Foi marginalizado por acrescentar em seus trabalhos sons de liquidificadores, rádios, máquinas de escrever, enceradeira, gravadores, teclados e garrafas.



Eu fui salvo pelo David Byrne, senão estaria trabalhando como frentista de posto de gasolina em minha cidade natal -comentou no documentário. Em 1990, o líder do talking heads estava pesquisando música brasileira e encontrou o disco Estudando o Samba. Apaixonou-se de imediato pela música do nosso Tom Zé, que estava sem gravar desde 1979, convidando-o a ser o primeiro artista a gravar na Luaka Bop, gravadora que o próprio David Byrne acabava de fundar.

Esse selo novaiorquino lançou em 1990: The Best of Tom Zé –Brazilian Classics, vol.4, compilação dos discos Estudando o samba e Todos os olhos da Continental. A seguir a Luaka Bop lançou em 1992: The Hips Tradition (As Ancas da Tradição) Brazilian Classics, vol.5, primeiro trabalho inédito, depois de um silêncio de doze anos. Foi um sucesso planetário, com resenhas entusiásticas em toda a imprensa mundial.


Apreciem, Estudando o Samba (1976).







Tracklist

1- Mã (Tom Zé)
2- A Felicidade (Tom Jobim / Vinicius de Moraes)
3- Toc (Tom Zé)
4- Tô (Élton Medeiros / Tom Zé)
5- Vai (Menina Amanhã de Manhã) (Tom Zé / Perna)
6- Ui (Você Inventa) (Tom Zé / Odair)
7- Doi (Tom Zé)
8- Mãe (Mãe Solteira) (Tom Zé / Élton Medeiros)
9- Hein (Tom Zé / Vicente Barreto)
10- Só (Solidão) (Tom Zé)
11- Se (Tom Zé)
12- Índice (Tom Zé / José Briamonte / Heraldo do Monte)


Download
Mediafire

Nenhum comentário: