Limonada no Twitter

sábado, 26 de novembro de 2011

Chico Buarque - Ópera do Malandro (1985). A trilha sonora do filme.








Filme de 1985, dirigido por Ruy Guerra,  Ópera do Malandro, é do gênero musical e foi inspirado no clássico A Ópera dos Mendigos (1978), de John Gay, e no musical A Ópera dos Três Vinténs (1928), de Bertolt Brecht e Kurt Weill. Com roteiro de Ruy Guerra, Chico Buarque de Hollanda e Orlando Senna, música de Chico Buarque e arranjos de Chiquinho de Moraes, o filme passa-se nos anos 40, em plena II Guerra Mundial, na Lapa, antigo bairro boêmio do Rio de Janeiro. Malandros, prostitutas, contrabandistas e policiais protagonizam trama de intrigas nos cabarés e ruas da Lapa, o reduto da malandragem e da boêmia cariocas.  

 Max (Edson Celulari) é um malandro elegante, que é também uma popular figura do boêmio bairro da Lapa. Ele explora uma cantora de cabaré e vive de pequenos trambiques. Até que surge Ludmila (Cláudia Ohana), a filha do dono do cabaré, que pretende tirar proveito da II Guerra Mundial fazendo contrabando. 




Finalmente eu consegui assistir ao filme e pude notar que as canções de Chico Buarque são simples, belas e dialéticas. O personagem do ator Edson Celulari é um malandro que renasce a cada apresentação que se segue a diante. Elba Ramalho atua de maneira convincente neste filme, Claudia Ohana dança muito bem - destaco a cena da dança com a Elba Ramalho, emocionante. O personagem de Ney Latorraca cresce a cada momento e de certa forma revela quão multi facetada é a significação do malandro, malandragem - no outro ponto, na outra linha, numa outra história dentro da história que se revela.

Ópera do Malandro é um dos filmes que me possibilitou não a ver as verdades que se escamoteiam, mas a realidade que ocultam...  Uma comédia fascinante, com excelente coreografia de Regina Miranda, belíssima fotografia, interpretações marcantes e, naturalmente, uma esplêndida trilha sonora  que compartilho hoje com vocês.



Apreciem, Ópera do malandro- 1985.





















Tracklist
1- A volta do malandro (Chico Buarque)
2- Las muchachas de Copacabana (Chico Buarque)
3- Tema de Geni (Instrumental)(Chico Buarque)
4- Hino da repressão (Chico Buarque)
5- Aquela mulher (Chico Buarque)
6- Viver de amor (Chico Buarque)
7- Sentimental (Chico Buarque)
8- Desafio do malandro (Chico Buarque)
9- O último blues (Chico Buarque)
10- Palavra de mulher (Chico Buarque)
11- O meu amor (Chico Buarque)
12- Tango do covil (Chico Buarque)
13- Uma canção desnaturada (Chico Buarque)
14- Rio 42 (Chico Buarque)
15- Pedaço de mim (Chico Buarque)

Download

Nenhum comentário: