Limonada no Twitter

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Arlindo Cruz - Samba e no Fundo do Quintal vol. 2, (1981)





É meu amigo, não preciso dizer muito, um grande nome, uma longa estrada que percorre desde 1975. Sei que vai parecer vulgar e frio, mas os numeros  mostram que ele é o 'Cara'  Arlindo Domingos da Cruz Filho, 14/9/1958,   Tem mais de 500 composições gravadas por vários artistas da MPB, principalmente sambistas.

Aos Sete Anos, O Menino ganhou o Primeiro cavaquinho. Empolgado com o instrumento, Esperava ansioso o pai chegar do Trabalho para ensina-lo a Tocar. Aos 12 JÁ tirava muitas Músicas de ouvido, Com Seu  irmão Acyr, Marques, aprendeu a tocar  violão. Na  escola Flor do Méier, onde estudou, aprendeu  teoria, solfejo e violão clássico por dois anos. E já nessa época começou a trabalhar profissionalmente como músico, fazendo rodas de samba com vários artistas, inclusive Candeia, que ele considera seu padrinho musical.

Tudo começou, é claro, no Cacique de Ramos. No final dos anos 70, freqüentando as rodas de samba do Bloco Carnavalesco, conheceu Sombrinha, Zeca,  Almir Guineto e Beto Sem Braço,  com essa galera 'forte' desenvolveu a arte de versejar. Nesta época, introduziu o banjo como instrumento de samba, (A quem diga que o instrumento na verdade foi introduzido por Almir Guineto)  e passou a integrar, a partir de 1982, o Fundo de Quintal, grupo de samba formado por integrantes do bloco. 

A discográfia do cantor é misturada com as suas participações em grupos diversos. Oficialmente o Dicionário Cravo e Albim de Música Popular Brasileira informa que o disco Vivanoel, (1996) foi o seu primeiro trabalho, já o Wikipédia assim como outros blogs e sites sobre samba dialogam que o primeiro disco em que foi reconhecido como músico e cantor foi, Samba e no Fundo do Quintal vol. 2,  1981. 

Bom, discussões a parte, resolvi apresentar o que é mais antigo, roots. Por isso apreciem
Samba e no Fundo do Quintal vol. 2,  1981.




Tracklist
1- Bebeto loteria (Tião Pelado)
2- Resignação (Ivone Lara, Hélio dos Santos)
3- Doce refúgio (Luiz Carlos da Vila)
4- Amarguras (Cláudio Santos, Zeca Pagodinho)
5- Minha arte de amar (Zé Luiz, Nei Lopes)
6- Ser poeta (Rivelino, Zeré, Ibraim)
7- Sá Janaina (Almir Guinéto, Luverci, Wilder)
8- Sonho de valsa (Wilson Moreira, Nei Lopes)
9- Melhor para dois (Arlindo Cruz)
10- Suborno (Sereno, Sombrinha)
11- Vai por mim (Sombrinha, Adilson Victor)
12- Entre confiante (Paulo Negão do Salgueiro)




Download
Mediafire


Fonte de pesquisa: Dicionário Cravo e Albim de Música popular Brasileira, Acervo HBC e Wikipédia.

Nenhum comentário: