Limonada no Twitter

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Nelson Cavaquinho biografia + Beth Caravalho, Canta Nelson Cavaquinho.






Sem duvidas, um dos maiores compositores que a mangueira teve e bem questionado por alguns, é Nelson cavaquinho que, aliás, finalmente teve seu nome reconhecido no patamar do seu merecimento no samba enredo da escola para 2011.

Nelson cavaquinho (18/10/1911 a 17/02/1986) teve como principais composições interpretadas por grandes cantores, como: Não Faça Vontade a Ela, num 78 rotações, Ciro Monteiro gravaria Apresenta-me Aquela Mulher e Não Te Dói a Consciência, em 1945, Aquele Bilhetinho e, no ano seguinte, Rugas, o primeiro sucesso de Nelson como compositor, que nessa época assinava como N. Silva. Na década de 40, Roberto Silva lançava o samba Notícia. Em 1961, esse mesmo cantor gravaria Degraus da Vida.

Interessante e nem um pouco assustador, na situação econômica da época, Nelson não pensava duas vezes  em vender suas parcerias em troca de algum dinheiro para pagar dívidas (ou beber, quem sabe rs). Por isso, quase todas as suas criações foram registradas por mais alguém, embora a maioria delas tenha sido feita somente por ele.

Em 1968 participou do LP Fala Mangueira (Odeon) com Odete Amaral, Cartola e Carlos Cachaça... dizem as más línguas, dizem por ai, eu falei, rs que um dos motivos  de ter sido desfeita a parceria entre Cartola e Nelson, foi pelo fato de uma das composições feita por ambos ter sido vendida por Nelson como sua apenas!!

Seu primeiro disco em 1970, pela gravadora Castelinho. Em Depoimento do Poeta, Nelson era entrevistado por Sérgio Cabral, Elizeth Cardoso, Sargentelli e pela cronista Eneida. Este disco sairia prematuramente do mercado, após a falência da gravadora. Foi reeditado em CD pela Warner na coleção Mestres da MPB. Quatro anos antes, a cantora alagoana Telma Soares havia lançado um disco inteiramente dedicado às composições de Nelson (“Telma Soares interpreta Nelson Cavaquinho”/CBS/1966), com produção de Sérgio Porto e arranjos de Radamés Gnatalli.

Em 1972, foi convidado para gravar mais um LP, desta vez pela RCA. Durante as gravações, realizadas em São Paulo, Nelson humildemente mostrava que a fama não o mudara: no segundo samba conseguia transformar o estúdio de gravação em autêntica roda de samba, aproveitando a ocasião para celebrar o encontro com a velha guarda paulista.

Em 1973, aos 63 anos. Era Nelson Cavaquinho, lançado pela Odeon, no qual o compositor aparecia pela primeira vez em público tocando o instrumento que lhe dera o apelido. Esse trabalho representava também a primeira gravação de Guilherme de Brito seu parceiro mais constante -, em dueto com o amigo em suas mais importantes composições:  A Flor e o Espinho, Se Eu Sorrir, Quando Eu Me Chamar Saudade e Pranto de Poeta.

Não vou falar da morte e nem dos motivos que levaram a ela, pesquisem...prefiro falar das coisas boas e da importância da sua música.

Discografia

1970- Depoimento do Poeta (Discos Castelinho)
1972- Nelson Cavaquinho - série documento (RCA Victor)
1973 - Nelson Cavaquinho (Odeon)
1985- As Flores em Vida (Gravadora Eldorado)


Segue as belas composições do Nelson, pela interprete Beth Carvalho.

Atenção especial às faixas Noticia, degraus da vida/palhaço.

    

Tracklist

1.Folhas secas
2.Nome Sagrado
3.Luz Negra
4.Nem Todos São Amigos / Dona Carola
5.Cheira a Vela
6.Notícia
7.Palhaço / Degraus da Vida
8.Não Te Dói a Consciência
9.Juízo Final
10.Rugas
11.Pranto de Poeta / Sempre Mangueira
12.Caridade
13.A Flor e o Espinho
14.Minha Festa
15.Quando Eu Me Chamar Saudade
16.Visita Triste / Vou Partir




Download 
Mediafire


Fontes de pesquisa: Wikipédia,Samba-choro,musicapopular.org, bethcarvalho.com.br

Nenhum comentário: