Limonada no Twitter

terça-feira, 26 de outubro de 2010

João Nogueira e o Clube do Samba.






Essa semana eu estava conversando com um grande amigo meu que freqüentava no final da década 70 e inicio de 80 o Cacique de Ramos e conseqüentemente, conheceu todos aqueles caras lá, João nogueira, Jorge Aragão, Beth carvalho, a galera do fundo de quintal, enfim...Segundo ele até canja já deu dá música “o poder da criação”, bom, eu não acredito não, mas deixa pra lá... rs

Conversando sobre tudo o que aconteceu, sobre os bambas, sobre o romantismo dá época e veio o nosso assunto preferido, João Nogueira, Ai já viu né? é conversa pra mais de horas e se deixar ele fala mesmo. Curioso que entramos no assunto Clube do Samba, e ele falou sobre todos e aonde era, Sergio Cabral, Yvone Lara, Beth, eu não acredito muito que tenha ido lá, mas deixei passar porque estávamos bebendo muito... rs Me perdi na conversa e nem lembro mais de tudo que ele falou, mas ficou a vontade de postar o assunto e deixar  um cd sobre o “cara” João  Nogueira.


O clube do Samba foi um bloco carnavalesco fundado em 1979 por Bambas como PC Pinheiro, João nogueira, Gisa Nogueira, Jorge Simas, Beth Carvalho entre outros.
A idealização partiu de João nogueira e Athayde (Diplomata que se licenciou no Itamaraty e decidiu seguir uma nova carreira na área de publicidade) ocorreram dois encontros e bastou para que Athayde publicasse no "Caderno B" do Jornal do Brasil em janeiro de 1979 a matéria título "João Nogueira conclama para a resistência CLUBE DO SAMBA COMEÇA A SE REUNIR DEPOIS DO CARNAVAL”

O bloco teve cinco sedes, a casa de João, no bairro do Méier, a segunda no morro da viúva, no flamengo; na Associação dos Servidores Civis do Brasil, em Botafogo; Clube Municipal da Tijuca e por último, a sede permanente, na Barra da Tijuca. Também existia no clube todas às sextas-feiras uma roda de samba e aos domingos a feijoada de Tia Vicentina da Portela.

 

No Disco Clube do Samba, 1979 gravado pela Polydor, vale dar atenção especial às músicas bem humoradas. A regravação por João nogueira do compositor Alcides de Castro e Wilson Batista em Samba rubro negro; é um clássico pra nação!  Nicanor Belas Artes, Chico Anísio e João Nogueira; Dia de azar e além claro, dos sucessos reeditados pelo Casuarina, Canto do trabalhador e Diogo Nogueira Súplica que todos nós já conhecemos.

Ouça o álbum completo no player abaixo e sem seguida o cd para download

   

                              





Tracklist
1 - Súplica (Paulo César Pinheiro - João Nogueira)

2 - Arquibundo (Maurício Tapajós - João Nogueira)
3 - Dama da noite (Maurício Tapajós - João Nogueira)
4 - Nicanor Belas Artes (Chico Anísio - João Nogueira)
5 - Canto do trabalhador (Paulo César Pinheiro - João Nogueira)
6 - Esse meu cantar (João Nogueira)
7 - Amor de dois anos (Luiz Grande)
8 - Dia de azar (Paulo Valdez - João Nogueira)
9 - Enganadora (Alcides Dias Lopes - Monarco)

10 - Terno branco (Gisa Nogueira)
11 - Iô iô (Paulo César Pinheiro - João Nogueira)
12 - Samba rubro-negro (Jorge de Castro - Wilson Batista)

Download

Fonte de pesquisa: Sambaderaiz.net, quintaldosamba, dicionário mpb.

Nenhum comentário: