Limonada no Twitter

domingo, 6 de março de 2011

Bloco Carnavalesco Cacique de Ramos.




Bloco carnavalesco originário do subúrbio carioca de Ramos, Pra quem não sabe o bloco foi fundado em  20 de janeiro de 1961 por três famílias: Ubirany, Ubiracy e Ubirajara Félix do Nascimento - Bira Presidente (família Périclés do Nascimento); Alomar, Jorginho, Mauro, Walter Tesourinha e sua irmã Chiquita e Jelsereno de Oliveira - sereno (família Oliveira); Aymoré e Conceição do Espírito Santo (família Aymoré).
Diferente do Cordão do Bola preta, O bloco não tem samba-enredo e temas desenvolvidos pelos compositores, no entanto,  em 1962, o tema do desfile foi, Água na boca, samba de autoria de Agildo Mendes, que se tornou o hino do bloco. Outros temas foram Arco e flecha e Querem me derrubar , ambos de autoria de Chiquita; Coisinha do pai,  de Almir Guineto, Luíz Carlos e Jorge Aragão; Vou festejar, de autoria de Jorge Aragão, Dida e Neoci Dias; Chinelo novo, de (João Nogueira e Niltinho Tristeza).


Cacique de Ramos 50 anos



No ano de 2010 foram iniciadas as comemorações dos 50 anos de fundação do bloco, comemorada em 20 de janeiro de 2011. A Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro reformou a quadra do bloco, situada à Rua Uranos, em Ramos, reinaugurada em agosto de 2010 e foram inciadas as filmagens do documentário em longa-metragem com roteiro e direção de Chico Anysio e Eduardo Maruche. Neste mesmo ano de 2010 o bloco teve suas trajetória exposta na "29ª Bienal de São Paulo" através das lentes do fotógrafo Carlos Vergara..

folia do Bloco começa na Avenida Rio Branco, centro do Rio de janeiro, hoje, segunda e terça-feira de carnaval, a partir das 20 horas.


Fonte pesquisa: Dicionário Cravo e Albin de Música Popular Brasileira

Nenhum comentário: