Limonada no Twitter

sábado, 15 de janeiro de 2011

Atrás do palco- Ratinho.



                                                                              




Alcino Correia Ferreira, Infelizmente no ano passado perdemos esse grande compositor, que atrás dos palcos, participou  e fez grandes e maravilhosas músicas para conhecidos como Zeca pagodinho, jorge aragão entre outros.

Compositor, Cantor, Letrista, poeta e Cronista.... esse era Ratinho, apelidado por um português dono de uma quitanda próximo aonde morava. Seu pai montou uma barbearia e logo depois montou um bar perto da Escola de Samba Caprichosos de Pilares, teve como uma de suas primeiras influências, o tio-compositor Newton.

Entre os seus feitos, Ratinho teve como destaque o "Estandarte de Ouro" como melhor samba-enredo em 1978, antes disso em 1973 ganhou o primeiro samba-enredo na Caprichosos de Pilares, e em 1977 foi um dos autores do samba-enredo "Maria Quitéria, Heroína de uma raça", classificando a escola em 3º lugar do Grupo 3.

No final da década de 1970 conheceu Zeca Pagodinho e Arlindo Cruz na quadra do Bloco Cacique de Ramos, no subúrbio de Ramos. Logo depois começou a compor com a dupla.

Resumindo, Ratinho teve diversos interpretes de suas composições,  citando apenas alguns, são eles: Zeca pagodinho, Beth Carvalho, Roberto Ribeiro. As grandes composições conhecidas pelo público são: Coração em desalinho (Ratinho e Monarco), Vai vadiar (Ratinho e Monarco), Loucuras de uma paixão (Ratinho e Mauro Diniz), O dia se zangou (Ratinho e Mauro Diniz), Parabéns pra você (Ratinho, Sereno e Mauro Diniz), O samba nunca foi arruaça (Ratinho e Monarco). 


Ratinho e Elton Medeiros
Ratinho Tem cerca de 300 composições gravadas e ainda parcerias inéditas com Guilherme de Brito, Wanderley Monteiro, Mijinha, Alcides Malandro Histórico, Argemiro da Portela, Manacéa, Noca da Portela, Ivancué, Romildo, Mauro Diniz, Luiz Carlos Máximo, Tio Hélio, Zé Luiz do Império, Geraldo Babão, Anescarzinho do Salgueiro, Claudionor Cruz, Walter Rosa, Claudionor Santana, Nono do Jacaré, Guará da Empresa, Jurandir da Mangueira, Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz, Aldir Blanc, Sereno do Cacique, Sombrinha, Tibúrcio Maia, Cleber Augusto, Monarco, Rico Dorileo, Wilson Moreira, Délcio Carvalho, entre outros. Enfim, é um nome que por de trás dos palcos, conforme a  giria popular, fez muito pela música Brasileira.  Faleceu ano passado no dia 10/10/2010 vitima de um AVC.




Vai vadiar e Coração em desalinho.




Fonte de pesquisa: Dicionário Cravo e Albim de Música popular brasileira.

Nenhum comentário: