Limonada no Twitter

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Elton Medeiros - Elton Medeiros (1973)




Élton Antônio Medeiros, nasceu no bairro da Glória e aos sete anos mudou-se com a família para o subúrbio de Brás de Pina. Aos oito anos formou um bloco que, mais tarde, junto com o Unidos de Sintra, viria a se tornar o União do Amor. Nessa época, começou a compor os primeiros sambas. No Colégio Interno João Alfredo, onde estudou na adolescência, aprendeu a tocar saxofone e trombone,  Também tocava bateria em um conjunto que animava bailes.
Aos 18 anos largou os estudos e, aos 20, começou a trabalhar como funcionário público. Nessa época, conheceu Zé Kéti, futuro parceiro.

Em 1964, passou a frequentar o Zicartola. Nessa época, conheceu Paulinho da Viola, o qual durante muitos anos continuaria a ser seu parceiro em composições, e iniciou parceria com Cartola, compondo "O sol nascerá, Alias, como compositor ele é tido como um dos melhores representantes da escola melodista de Cartola, com quem criou sambas notáveis. Já era bastante conhecido entre os sambistas quando estreou profissionalmente no musical Rosa de Ouro. Seguramente um dos mais talentosos compositores  que já vi.

Em 1973, foi lançado seu primeiro disco solo, que tem como destaque a música Pressentimento (c/ Hermínio B. de Carvalho), samba que ficou em terceiro lugar na "1ª Bienal do Samba", da TV Record. Nesse ano, atuou com Paulinho da Viola e o Conjunto Época de Ouro no show Sarau, que contou co direção de Sérgio Cabral.

Apreciem, Elton de Medeiros, 1973.




Tracklist
1- Avenida fechada (Élton Medeiros - Cristóvão Bastos - Antônio Valente)
2- Pra bater minha viola (Élton Medeiros)
3- Pressentimento (Élton Medeiros - Hermínio Bello de Carvalho)
4- Meu Carnaval (Élton Medeiros - Cacaso)
5- Fotos e fatos (Élton Medeiros - Otávio de Morais)
6- Mascarada (Zé Keti - Élton Medeiros)
O Sol Nascerá (Cartola - Élton Medeiros)
7- Vem mais devagar (Élton Medeiros - Joacyr Santana)
8 - Sebastiana (Élton Medeiros - Ciro de Souza)
9- Sandália durada (Élton Medeiros - Austeclinio)
10- Vazio (Élton Medeiros - Mauro Duarte)
11- Hora H (Élton Medeiros - Antônio Valente)
12 - Sei chorar (Cartola)


Download
Mediafire


Fonte de pesquisa: Dicionário Cravo e Albin de música popular Brasileira

Nenhum comentário: