Limonada no Twitter

terça-feira, 2 de novembro de 2010

"Partideiro", o Neologismo que surgiu e ficou no Samba.

Clementina e Turibío

Olá!

Embora seja de uso corrente entre os sambistas, amplamente divulgado e usado pela imprensa em geral, assim como por todo o público, a palavra partideiro, não consta registrado nos dicionários. Nem mesmo o mais recente, o Aurélio Buarque de Hollanda!

José Luis de Moraes, o "Caninha"
O termo certamente dispensa esclarecimento, como disse a alguns post’s anteriores é um termo denominado aqueles que cantam o samba de partido alto, com base no improviso, solista. Interessante notar que ao conceder uma entrevista ao jornal correio da manhã no dia 19 de janeiro de 1942, José Luís de Moraes (figura de notória popularidade no meio sambistico) declarou que o samba de partido alto não significava samba de elite, de alta categoria, e esclareceu: “o samba de partido alto na Bahia era aqui chamado de chula.”

Turibío Santos
Um grande entusiasta da nossa música popular Brasileira, Hermínio Bello de Carvalho, na noite de 7 de dezembro de 1964, promoveu no teatro jovem, na praia de botafogo, um espetáculo que misturava música popular brasileira e música erudita, nesse espetáculo haviam sido convidados o violonista Turíbio Santos e a sambista até então não conhecida, Clementina de Jesus que por hora era apenas integrante da ala das baianas na escola de Samba do morro da Mangueira, naquele dia, passa a ser conhecida através de Hermínio de Carvalho como partideira.
Hermínio Bello de Carvalho.



No recital, Turíbio Santos executou canções de vários autores selecionados, inclusive Villa-Lobos e Clementina de Jesus com tamanho garbo e elegância que lhe apelidara  como partideira mostrou sua versatilidade cantando sambas de partido Alto, Corimas, Jongos e Lundus, arrancando aplausos delirantes de quem lhe assistia.

O termo partideiro, sem dúvida deve ser incluído no dicionário, termo este que anulou por completo seu predecessor tirador, ou improvisador, ou ainda solista, com justa paternidade para Hermínio Bello de Carvalho e ao mesmo tempo a qualificada Clementina de Jesus!

E Viva ao Samba!

Clementina de Jesus da Silva, Nasceu em Valença-RJ, filha de escravos libertos pela Lei do Ventre Livre. Pequena mudou-se para o Rio de Janeiro, onde estudou em colégio de freiras.



Fonte de Pesquisa: Figuras e coisas da Música popular Brasileira Vol I.




Nenhum comentário: