Limonada no Twitter

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Pai e Filho - "Comportamento Geral" Daniel e Gonzaguinha.


Olá,
Falar de Gonzaguinha nunca é demais!, pelo menos pra mim nunca vai ser demais falar desse cara que transformou a década de 80 no Brasil. Uma curiosidade sobre o Gonzaguinha é que em 1967, ele ingressou na Faculdade de Ciências Políticas na Cândido Mendes, onde se formou em Economia. Ainda assim, no ano seguinte, participou do Primeiro Festival Universitário de Música Popular do Rio de Janeiro. Mais tarde, conheceu Ivan Lins e Aldir Blanc, todos integrantes do MAU; o Movimento Artístico Universitário. Com eles, apresentaria, alguns anos depois, o programa 'Som Livre Exportação', na TV Globo.

No vídeo de 10 minutos Gonzaguinha canta “Ponto de interrogação”, “Grito de Alerta”, “Explode Coração", "Espere por mim morena”, “ e “Lindo lago do amor”.
Cada música tem sua peculiaridade, por exemplo, em “grito de alerta” Conta, Araújo que numa certa madrugada, no final dos anos 70, Gonzaguinha ouviu Timóteo queixar-se de seus desencontros do relacionamento com Paulo Cesar Souza, o Paulinho (para quem Timóteo compôs A bolsa do posto três, sucesso na decada de 70).
 O resultado da conversa foi a composição Grito de alerta, título sugerido pelo próprio Timóteo: "Primeiro você me azucrina/ me entorta a cabeça/ e me bota na boca/ um gosto amargo de fel..."
Gonzaguinha, não deu exclusividade da gravação para o amigo, e Grito de alerta foi entregue também a cantora Maria Bethânia e isso provocou o ciúme de Timóteo, que, numa entrevista, declarou:
 "Eu fiquei pau da vida com o gonzaguinha porque aquela história era minha, eu deveria ter sido até parceiro dele na música. Eu falei: Puta que pariu, Gonzaguinha, então eu te conto uma história de minha cama e você dá a música para a Bethânia gravar!?"

A música foi um tremendo sucesso na voz de Maria Bethânia. Timóteo gravou também a música, que na voz dele passou meio despercebida no álbum "Deixe-me viver", de 1979. 
Curioso mesmo é que são cantores com públicos  e estilos tão diferentes e mesmo assim eram amigos, tanto que Timóteo, ao longo de sua carreira, gravou outras músicas de Gonzaguinha.


Recentemente um dos seu filhos, Daniel Gonzaga lançou o cd “Comportamento  Geral” em homenagem ao pai.

Apreciem o cd Comportamento Geral!


Tracklist

1- Comportamento geral (Gonzaguinha)
2- Dias de Santos e Silvas (Gonzaguinha)
3- Com a perna no mundo (Gonzaguinha)
4- João do Amor Divino (Gonzaguinha)
5- Não dá mais pra segurar (Explode coração) (Gonzaguinha)
6- Gás Neon (Gonzaguinha)
7- Namorar (Gonzaguinha)
8- Feliz (Gonzaguinha)
9- Recado (Gonzaguinha)
10- Sangrando (Gonzaguinha)
11- Diga lá coração (Gonzaguinha)
12- Festa (Gonzaguinha)
13- Chão, pó, poeira (Gonzaguinha)
14- Da vida(Gonzaguinha)
15- O que é o que é (Gonzaguinha)

Download 

Um comentário:

Moises Neto disse...

Gonzaguinha sempre foi um ícone e ouvir o Daniel é lembrar do timbre e da postura dele... 'Canções como Sangrando', 'O Que é, O que é', 'Diga lá, coração', 'Espere por mim morena', 'Recado', 'Comportamento Geral','Eu apenas queria...', entre outras tantas, formam a espinha dorsal de sua obra, mas confesso que 'Ponto de interrogação' realmente é uma música que mexe muito comigo, até pela temática: afinal quem se é e pode ser numa relação? Qual o limite? Muito boa a lembrança, primo!