Limonada no Twitter

domingo, 21 de novembro de 2010

Monarco, Monarco (1976)




Hildemar Diniz, o Monarco, (Rio de Janeiro, 17 de Agosto de 1933), Quem gosta realmente de samba não precisa de apresentações, mas como nem todos os seguidores são realmente fãs, resolvi apresentar-lhes este bamba. rs

O senhor Monarco, nasceu no bairro de Cavalcanti, mas ainda criança foi morar em Nova Iguaçu. Aos 10 anos de idade mudou-se para Oswaldo Cruz, subúrbio do Rio e bairro de origem da Portela. O mestre teve  contato direto com os sambistas da escola, integrando blocos e compondo sambas ainda pequeno, Em 1950 foi convidado a integrar a ala de compositores da Portela, sua grande paixão, onde mais tarde viria a torna-se líder da Velha Guarda mais popular do Brasil. Também tornou-se diretor de harmonia da escola. Nunca conseguiu ganhar uma disputa de samba enredo, mas sempre implacou sambas de terreiro ou sambas de quadra, como são conhecidos. O mais famoso dele é Passado de Glória, que já foi esquenta da agremiação em diversos anos e regravado por muitos intérpretes.
Sua última disputa de samba enredo foi em 2007, com seu filho de Mauro Diniz e o presidente da Ala de Compositores da Portela, Júnior Scafura.(bicheiro do Bairro)

Seu primeiro disco solo, e o que vamos escutar hoje, foi o que o revelou também como intérprete, lançado em 1976, teve sucessos como O Quitandeiro (com Paulo da Portela), Lenço (com Francisco Santana). 

De linhagem nobre no samba, foi discípulo de Paulo da Portela, e sempre fez músicas de melodias apuradas, letras de qualidade louvável. Monarco sem dúvidas figura entre os maiores sambistas da história.
 Entre seus grandes sucessos estão Vida de Rainha, Passado de Glória e Coração em Desalinho, parceria com Ratinho de Pilares, gravada por Zeca Pagodinho  que  fez grande sucesso. Em 1999 a cantora Marisa Monte convidou Monarco e a Velha Guarda da Portela para o CD Tudo Azul, de sua produção, que contou com participação de Paulinho da Viola e Zeca Pagodinho. Foi um grande divisor de águas, pois tornaram-se reconhecidas ainda mais as músicas do bamba e da Ala mais tradicional da Azul e Branca de Oswaldo Cruz. 

Apreciem, Monarco 1976



Tracklist

1 - O quitandeiro (Monarco - Paulo da Portela)
2 - Ingratidão (José Mauro - Monarco)
3 - Desengano (Aniceto)
4 - Amor verdadeiro (Monarco)
5 - Tudo menos amor (Walter Rosa - Monarco)
6 - Mangueira e suas glórias (Monarco)
7 - Duelo fatal (Monarco)
8 - Amor fiel (Monarco)
9 - Glórias do samba (Monarco)
10 - Conselho (Manacéa - Monarco)
11 - Lenço (Francisco Santana - Monarco)
12 - Enganadora (Alcides Dias Lopes - Monarco)


Download

Fonte de pesquisa: Dicionário mpb, figuras e coisas da música popular Brasileira, filme " o mistério do samba" e Sites afins.

Nenhum comentário: