Limonada no Twitter

sábado, 27 de novembro de 2010

Miséria também da samba.




Uma caricatura com excelente fidelidade é o personagem, Zé tamborim de Chico Anysio. Catando  inspiração, perseguindo fatos cotidianos, cantando as mazelas do povo... Tudo era motivo e sem titubear sentenciava a quem quisesse lhe ouvir: “isto dá samba!”.

Na ansiedade de criação ele era capaz de por música, versejar qualquer coisa  que passe em seu caminho.  Estava assistindo um programa na tv fechada quando surgiu este personagem, e fiquei pasmado como se assemelha aos sambistas antigos.
 Ouvindo os “caras” da antiga, mas bem da antiga  mesmo,  me deparei com esse sambinha do João da Baiana, Cabide de mulambo, que alegremente narra o dia a dia dos antigos sambistas:

 ...Meus terno branco parece casca de alho, foi a deixa de um cadáver no acidente de trabalho.  narrando o sofrimento continua dizendo: ...a minha cama é um pedaço de esteira, e uma lata velha me serve de cadeira”.

 Em 1931 vem Noel Rosa com seu samba, Com que roupa  ...já estou coberto de farrapo, meu paletó virou estopa”. E sem choramingar dizia: Vou acabar ficando nu...  Nessa miséria seria impossível ir ao samba que estava sendo convidado, imagina se noel estivesse entre a gente hoje? Nessa crise mundial  não iria mesmo a lapa!

A sagacidade  e sensibilidade do caricatural Zé tamborim com a sua fala repetitiva: “isto dá samba!” ficou provado sem esforços com os nossos dois camaradas ai em cima.  Afinca mais argumentos ao lembrarmos o saudoso Zé Keti, quando ele diz: ...Com o violão debaixo do braço se houver motivos é mais um samba que eu faço...
A grande verdade, é que  para o verdadeiro sambista, aquele que é inteligente,  fluente, tudo, tudo mesmo dá samba. Até miséria! O dormir numa folha de jornal, o terno branco parecendo casca de alho, o paletó virando estopa, tudo dá Samba!

Martinho da vila: Cabide de Mulambo, Gilberto Gil: Com que Roupa e Luiz melodia: Diz que eu fui por ai.


Fonte de pesquisa: O globo 03/12/1977 e o livro  Figuras e coisas da música popular brasileira vol ll

Nenhum comentário: