Limonada no Twitter

domingo, 28 de novembro de 2010

Beth Carvalho, De pé no chão (1978).


Beth carvalho, criatura indescritível para o Samba e a Música Popular Brasileira. Não há palavras pra falar dela, não existem definições, apenas amor e o atrevimento no apelido, "Madrinha".

Não vou falar muito, quem tiver um pouco mais de curiosidade pesquise como eu fiz. Basicamente apresento-lhes Elizabeth Santos Leal de Carvalho, 5/5/1946, carioca nascida no bairro da Gamboa, criada no Catete, Laranjeiras, Urca, Ipanema, Leblon e Botafogo, bairros da Zona Sul. Estudou na Escola Nacional de Música, aos 13 anos abandonou as partituras e dedicou-se ao balé clássico, desistiu da carreira de balé clássico no momento em que ouviu João Gilberto cantando "Chega de saudade" e "Desafinado". Sua discografia conta com 40 discos incluindo coletâneas, sendo o primeiro um LP compacto simples lançado em 1965 e o ultimo cd lançado em 2007.

O disco, De pé no chão  foi lançado em 1978, com produção do maestro Rildo Hora esse disco emplacou sucessos como,  Vou festejar (Jorge Aragão, Dida e Neoci Dias), Goiabada cascão (Wilson Moreira e Nei Lopes) e Agoniza mas não morre, (Nelson Sargento) O disco, chegou a vender 500 mil cópias, e marcou o surgimento do pagode carioca,  um jeito inovador e descontraído de fazer samba. Descoberto por ela quando assistia a um ensaio do Bloco Carnavalesco Cacique de Ramos, percebeu que os sambistas faziam um ritmo diferente com pandeiro, tamborim, banjo e tantã, instrumentos pouco usados em rodas de samba. 

Em 1979,  foi eleita a "Rainha do Carnaval", em seguida  inaugurou o primeiro grande teatro do subúrbio carioca, o Cine-Show Madureira. Com espetáculo previsto para apenas uma semana, o sucesso foi tanto que ficou mais de 20 dias em cartaz, sempre com a casa lotada. A partir daí, passou a ser chamada "A Madrinha do Pagode", apelido que hoje se resume apenas a Madrinha e  que no entanto, tem como sinonimo grandes nomes do samba entre eles Arlindo Cruz,  Jorge de Aragão, Sombrinha, Fundo de Quintal entre outros.

Atenção a mais bela música desse disco na minha opinião, Que sejam Bem vindos, (Cartola).

Apreciem,  De pé no chão (1978).




Tracklist
1- Vou festejar (Neoci, Dida, Jorge Aragão)
2- Visual (Pintado, Nenem)
3- Ô Isaura (Rubens da Mangueira)
4- Marcando bobeira (Dão, João Quadrado, Beto Sem Braço)
5- Meu caminho (Guilherme de Brito, Nelson Cavaquinho)
6- Goiabada-cascão (Wilson Moreira, Nei Lopes)
7- Você, eu e a orgia (Candeia, Martinho da Vila)
8- Lenço (Francisco Santana, Monarco)
9- Passarinho (Chatim)
10- Linda borboleta (Monarco, Paulo da Portela)
11- Que sejam bem-vindos (Cartola)
12- Agoniza mas não morre (Nelson Sargento)

Download
Mediafire

Fonte de pesquisa: Dicionário Cravo e Albim de música popular brasileira, site Beth carvalho e sites afins

Nenhum comentário: