Pouca gente sabe, mas o criador do Pluto, Pato Donalds e Mickey mouse já esteve na Portela! No dia 24 de agosto de 1941 ele viu, ouviu e sentiu o nosso samba!
Mesmo sendo uma tradicional escola já naquela época, diferente de suas co-irmãs, Salgueiro e Mangueira, a Portela não tinha quadra e nem sede. Os ensaios e aprontos eram realizado na casa do mestre Paulo Benjamim de Oliveira, mas conhecido como Paulo da Portela, ligavam assim, o seu nome a tradicional estrada do Portela, pois ali situava-se o seu chatô...rs
Fato é que nesse terreiro cheio de gambiarras, bandeirolas e bancos de madeira mal acabados, que recebemos Walt Disney. Se tratando de mostrar a força do samba Made in Brazil, Paulo convidou alguns sambistas para a visita e entre eles, Agenor de Oliveira, O Cartola.
Paulo da Portela |
Tão logo que os automoveis da caravana yankee chegavam ao largo de Madureira, já se ouvia o ziriguindum convidativo regado a batucadas de pandeiros, tamborins e agogôs. Ao chegar no local, se empolgaram com a simples percussão e sua força rítmica, comuns a escola... Logo, como que alucinados se levantaram e aplaudiram freneticamente numa mistura de “Wonderfull” e assim como alguns salientes “Muy formidável!”
Seus assessores, como lápis em punho e apostos de todos os recursos necessários, desenhavam incessantemente em cartolinas enquanto a sua secretaria anotava apontamentos.
José Carioca (Zé Carioca) |
O resultado todos sabem né? A visita de Walt Disney ao simples terreiro de samba na Portela causou boas impressões e um grande recurso de informações preciosíssimas sobre a nossa música popular Brasileira, e de quebra o Zé Carioca, nosso papagaio Verde Amarelo, com andar malandrão no Desenho animado “Alô Amigos” que contou com Ary Barroso executando “Aquarela do Brasil”.
Ary Barroso |
“Brasil, meu Brasil, Brasileiro da mulata e estrangeiro...“
Fonte de pesquisa: “Figuras e Coisas da música Popular brasileira Vol. II
Um comentário:
Olá,
Muito interessante essa postagem!
Abraços,
Lu Oliveira
www.luoliveiraoficial.com.br
Postar um comentário