Limonada no Twitter

sábado, 2 de julho de 2011

Dominguinhos - Domingo Menino Dominguinhos (1976)







Certo, certo... a essencia do blog é Samba, falamos sobre música jamaicana também, mas esse Disco... aahh esse disco, pra mim, é de uma felicidade, uma autenticidade, é do povo Brasileiro! Dominguinhos, Luiz Gonzaga, Alceu entre outros são patrimônios de uma historia incrível, de um povo fabuloso. Essencialmente, o povo nordestino e a sua cultura são a argamassa da historia moderna desse pais! Nossa homenagem a esses arquitetos da felicidade!

Dominguinhos é um músico completo. Em 1949 / 1950 conheceu Luiz Gonzaga que na mesma hora lhe deu 300 mil réis e seu endereço no Rio de Janeiro. Foi bater na porta do Mestre Lua em 1954 aos 13 anos no Rio de Janeiro. Na mesma hora o Mestre Lua lhe deu uma sanfona de 80 baixos. No RJ foi servente de pedreiro, tintureiro e tocava nos fins de semana com seu pai e irmãos nas festas. 

Passou muitos anos da sua vida tocando em boates e cabarés no Rio de Janeiro. Nos cabarés ele tocava de tudo: Jazz, Bolero, Samba-Canção, Bossa Nova, choros e claro alguns forrós. E ainda por cima, substituía nada mais nada menos que Orlando Silveira no regional do Canhoto e Chiquinho do Acordeon na Rádio Nacional, Rádio Tupi, Rádio Mayrink Veiga. Nas rádios acompanhava Caubi Peixoto, Nelson Gonçalves, Ciro Monteiro, Dalva de Oliveira e qualquer um que aparecia.

Não queria gravar discos, até que em 1964, Pedro Sertanejo (pai de Oswaldinho do Acordeon) o levou pra gravar na sua gravadora, a Cantagalo, sediada em São Paulo. Foi lá e gravou Fim de Festa. O primeiro de uma série de discos consagrados desse grande compositor e versátil instrumentista da Música Brasileira.


No Álbum, Domingo Menino Dominguinhos (Phillips, 1976) Foi gravado com as participações de Jackson do Pandeiro, Gilberto Gil, Wagner Tiso, Toninho Horta e Altamiro Carrilho. A maioria das composições são de sua autoria em parceria de Anastácia. 

Por exemplo, no disco, muito me chamou a atenção essa primeira versão, creio eu, de Quero um Xamego, Possui a leveza do gostoso xote pé de serra e com um belíssimo coro feminino na segunda parte da música; Destino Traquino é um xote melancólico recheado de improvisos jazzísticos na sanfona de Dominguinhos; Tenho Sede é sensacional! umas das mais belas canções que eu já ouvi: Traga-me um pouco d’água, tenho sede/ E esta sede pode me matar/ Minha garganta pede um pouco d’água e meus olhos pedem teu olhar. Veja é uma canção tipicamente nordestina, de perseverança, uma música que faz olhar a frente e pensar que tudo que hoje dá errado, pode dar certo; Baião Violado é um instrumental que mistura de baião e jazz.. ótima vibe para aquele domingo a tarde com os amigos. Gracioso (Altamiro Carrilho) Jazz, groove, xote, pagode, chorinho num instrumental vigoroso. A sanfona de Dominguinhos, a flauta transversal de Altamiro e o piano elétrico de Wagner Tiso transformam a música num duelo de talentos.

Um disco top, da melhor qualidade. Independente do seu gosto musical, se você gosta Realmente de música, deve ouvir esse disco. Finíssima qualidade nos arranjos, nas letras... Dominguinhos o discípulo, uma lenda viva do Forró.

Viva o São João!





















Tracklist

01 - Quero um Xamego (Anastácia e Dominguihos)
02 - O Babulina (Anastácia e Dominguihos)
03 - Destino Traquino (Anastácia e Dominguihos)
04 - De Mala e Cuia (Anastácia e Dominguihos)
05 - Minha Ilusão (Anastácia)
06 - Gracioso (Altamiro Carrilho)
07 - Tenho Sede (Anastácia e Dominguihos)
08 - Forró do Sertão (Anastácia e Dominguihos)
09 - Veja (Anastácia e Dominguihos)
10- Cheguei pra Ficar (Anastácia e Dominguihos)
11- O Canto de Acauã (Anastácia e Dominguinhos)
12- Baião Violado (Dominguinhos)

Download
Mediafire

Nenhum comentário: