Limonada no Twitter

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Lembrando o poeta, Wally Salomão.





 

Waly Dias Salomão, 3/9/1943 Jequié, BA a 5/5/2003 Rio de Janeiro, RJ. Poeta brasileiro, filho de sírio com sertaneja. Atuou em diversas áreas da cultura brasileira: seu primeiro livro foi Me segura qu'eu vou dar um troço (1972). Em 1997, ganhou o Prêmio Jabuti de Literatura com seu livro de poesia Algaravias. Seu último livro foi Pescados Vivos, publicado em 2004, após falecimento.

Foi letrista de canções de sucesso, como Vapor Barato e Negra Melodia, em parceria com Jards Macalé. Suas canções foram intérpretadas por Maria Bethânia, Caetano Veloso, Adriana Calcanhotto e Gal Costa, entre outros. Na década de 1960, participou do movimento tropicalista.

Nos anos 1990, Waly Salomão dirigiu dois discos da cantora carioca Cássia Eller, sendo eles Veneno AntiMonotonia" (1997) e Veneno Vivo (1998). Trabalhou no Ministério da Cultura como assessor de Gilberto Gil, no início de seu mandato e uma de suas propostas era a inclusão de um livro na cesta básica dos brasileiros. Morreu em decorrência de um tumor no intestino, com metástase para o fígado.

Nenhum comentário: