Limonada no Twitter

domingo, 9 de janeiro de 2011

Coisa da Antiga- Silas de Oliveira.



Silas de Oliveira.
Silas Oliveira de Assumpção, *4/10/1916  + 20/5/1972, grande compositor carioca, responsável pelo o belo samba enredo, Aquarela Brasileira.
Nascido em madureira, Silas de oliveira era filho do professor e pastor protestante José Mário de Assumpção e de Jordalina de Oliveira de Assumpção, moradores da Rua Guaxima, em Vaz Lobo.

Escondido de seu pai, frequentava as rodas de samba e de jongo ao lado de Rufino, Mestre Fuleiro, Olímpio Navalhada, Aniceto do Império e Mano Elóy, em 1934, compôs com Mano Décio da Viola o primeiro samba, Meu grande amor. Mano Décio o levou para a escola de samba Prazer da Serrinha, que posteriormente se tornaria o Grêmio Recreativo e Escola de Samba Império Serrano. Começou tocando tamborim e passou a ser diretor de bateria. Seu primeiro samba para escola foi Sagrado amor.

Obteve em 1964 o quarto lugar com o samba-enredo Aquarela brasileira, sendo este o seu maior sucesso e um dos sambas mais executados de todos os tempos. 
                                                                                     
Desfile da império serrano, 1969.
Faleceu enquanto apresentava dois de seus mais famosos sambas-enredo no Clube ASA, em Botafogo, bairro do Rio de Janeiro, em roda de samba promovida pelo também compositor Mauro Duarte. Foi velado na Associação de Escolas de Samba. Na ocasião do enterro, o presidente da Portela, Natal da Portela (Natalino José do Nascimento), sugeriu que fosse cantado seu samba Heróis da Liberdade, que passou a ser executado em funerais de sambistas.




                                                                                           

Fonte de pesquisa: Dicionário Cravo e Albim de música popular Brasileira.

Nenhum comentário: