Limonada no Twitter

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Casuarina- Certidão (2007)






CERTIDÃO é um grito. De quem vem sendo posto em cheque por fazer samba. Logo o samba, sempre tão popular e acessível, agora tinha uma cartilha determinando quem o podia ouvir e fazer. CERTIDÃO é a resposta dos músicos-não-sambistas-que-fazem-samba-ainda-assim. Quando João Fernando me mostrou a melodia, vi na hora que ela se prestava, como uma luva, a esse propósito de gritar que não pedimos endosso, não pedimos para ser sambistas, apenas ouvimos sambas, fazemos sambas e vivemos do samba. Um pouco por vocação, um pouco por contingência, muito porque ninguém faz samba por preferir.


O Discos trás bélissimas composições como  DILEMAS DO UNIVERSO: Se o verso do samba é meu desejo / Que cruza o céu e a terra sem segredos / Paro pra pensar, que vontade dá / De lembrar dos dilemas do universo É, JOÃOPra que calar a voz do peito / Não é defeito ser urgente. A RODA MORREU (João Fernando / João Cavalcanti) é a história trivial do sujeito que afoga suas mágoas na boemia, no samba, na bebida. Ao mesmo tempo, é uma homenagem a essa mesma boemia que é capaz de transformar qualquer desilusão em melodia: Encontro refúgio no colo do copo / Troco a tristeza por celebração / Não saio da festa até perder o foco / Tropeço nas pernas dessa solidão. 

O disco também tráz um poema que Sérgio Fonseca escreveu para suas duas filhas e que  transformou-se em canção nas mãos de Gabriel Azevedo, Assim nasceu ARCO-ÍRIS, que no encarte Gabriel dedica também a Luisa, sua enteada: Além do arco-íris até mesmo o sonho / Não fica tristonho de ser sonho só. “Quando escreveu o poema, Sérgio Fonseca não estava pensando em musicá-lo. Eu fui e musiquei, é uma parceria à revelia. Ele gostou do resultado e acabou autorizando a gravação”, conta Gabriel. O disco ainda tem quatros faixas que não foram compostas pelo Casuarina, são as músicas TEIMA QUEM QUER, uma canção romântica e reflexiva de Paulo Vanzolini; TARJA PRETA, pura filosofia de botequim em forma de partido alto, inédito, de Délcio Carvalho e Sérgio Fonseca; VELHO BANDIDO, vigoroso sarcasmo auto-biográfico do “maldito” Sérgio Sampaio e ME DÁ UM DÓ, outra inédita, composta pelo melancólico Sidney Miller que, assim como Noel Rosa e outros tantos, nos deixou no auge de sua efervescência criativa. 


Ministério da saúde adverte, apreciar esse disco sem moderação pode causar dependência.

Apreciem, viciem-se em Certidão, 2007






Tracklist
1- Certidão (João Fernando / João Cavalcanti)
2- Vaso Ruim (Diego Zangado / Gabriel Azevedo)
3- Inconstante (João Cavalcanti)
4- Dilema do Universo (Gabriel Azevedo)
5- A Roda Morreu (Joao Fernando / João Cavalcanti)
6- Teima Quem Quer (Paulo Vanzolini)
7- Peçonha (João Cavalcanti)
8- Arco-Íris (Sérgio Fonseca / Gabriel Azevedo)
9- Me Dá um Dó (Sidney Miller)
10- É João (João Cavalcanti)
11- Tarja Preta (Délcio Carvalho e Sérgio Fonseca)
12- Onda de Poeta (Gabriel Azevedo / João Cavalcanti)
13- Velho Bandido (Sérgio Sampaio)
14- Empoeirado (João Fernando)

Download

Fonte de pesquisa: Site Biscoto Fino e Dicionário Cravo Albim de música popular Brasileira.

Nenhum comentário: