Limonada no Twitter

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

João Nogueira - Vida Boêmia (1978)


Olá,
Conta Paulo Cesar Pinheiro, que a composição da música Forças da Natureza foi o poema que mais lhe arrepiou, escrito a mais de 30 anos em uma época em que poucos pensavam na poluição do planeta e nos efeitos devastadores que causariam no futuro os maltratos do homem ao meio ambiente.

O homem urbano, pouco ligava para tudo que acontecia, passava-se desapercebido a ele tudo, como hoje acontece, porem em menor escala. Contudo, Pc Pinheiro, nativo de angra dos reis, criado entre o mar e a montanha,  neto de india guarani, acostumado a lampinhão de querosene, fogão a lenha e banho de cachoeira já se assutava com o que via.

Certo dia, João o procurou com uma pequena letra que dizia apenas:
Quando o Sol / se derramar em toda a sua essência /desafiando o poder  da ciência/ pra combater o mal...

Questionando sobre do que se tratava o samba, Paulinho apenas ouviu um:  "não faço a menor idéia, veio assim e eu não sei do que se trata"

Na mesma hora, Pc Pinheiro imaginou o apocalipse, dois terço da humanidade desaparecendo, terceira guerra mundial com catástrofes inimagináveis. Destruição e ruinas. Em seguida uma reconstrução mágica, poderosa, um povo novo como que ressurgindo das cinzas... Um milênio de paz que raiava adiante.Conta ele em seu livro, História das minhas canções que atônito, a letra saiu toda de uma  vez só. Em minutos, assim nasceu a segunda parte do samba Forças da natureza, umas das belas canções que faz parte do disco de João Nogueira, Vida Boêmia, 1978.

O Disco conta ainda com as músicas Baile de elite que parte da música foi relembrada por marcelo D2 em Encontro com Nogueira ( vale apena conferir esta letra do D2),  Cor da esperança, música de Cartola, Amor de Fato e Bares da cidade. Sou Suspeito, gosto muito de todos os discos do João nogueira, então pra mim todas as músicas são boas!

Apreciem, Vida Boêmia, 1978



Tracklist

1 - Bares da cidade (João Nogueira - Paulo César Pinheiro)
2 - Moda da barriga (João Nogueira)
3 - Baile no Elite (João Nogueira - Nei Lopes)
4 - Bate-boca (Mauro Duarte - Walter Nunes)
5 - Recado ao poeta (Eduardo Gudin - Paulo César Pinheiro)
6 - As forças da natureza (João Nogueira - Paulo César Pinheiro)
7 - Maria Rita (Luis Grande)
8 - Bela cigana (Ivor Lancellotti - João Nogueira) participação: Clara Nunes
9 - Amor de fato (João Nogueira - Cláudio Jorge)
10 - Sem medo (João Nogueira)
11 - A cor da esperança (Cartola - Roberto Nascimento)
12 - Ao meu amigo Edgard (Noel Rosa - João Nogueira)

Download


Ps: Post dedicado ao amigo Raphael Baptista que sempre toca essa música no cavaquinho, violão, banjo enfim, em qualquer instrumento de corda que lhe for oferecido.
Fonte de pesquisa: História das minhas canções, Paulo césar Pinheiro, Dicionário da mpb.

7 comentários:

Moises Neto disse...

Primo, falar do mestre João Nogueira nunca é demais... Portanto, assim que puder, peço que fale um pouco sobre o Clube do Samba, ok?

Forte abraço e parabéns, mais uma vez!

Isaac disse...

Valeu, primo! sempre nunca é demais! ahuahuauha eu já falei sobre o vc clube do samba, foi nesse post aqui. se quiser algum outro disco do joão me fala que eu coloco aqui, tenho todos! rs
http://limonadasambadub.blogspot.com/2010/10/carioca-suburbano-mulato-e-malandro.html

Unknown disse...

Nossa que blog chic....adorei...lindo...como sou uma amiga fiel e nada....relapsa resolvi esclarecer q vc tem meu total apoio e desejo muito sucesso

Isaac disse...

valeu Vivian! = P

Anônimo disse...

vida boemia achei aqui e baixei. parabens otimo . obrigado a voces

Isaac disse...

Que bom que achou, se tiver alguma sugestão, estamos a disposição! abraços!

Carcará Intrigado disse...

Demais!