Limonada no Twitter

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Samba ... conteúdo obrigatório?


Blá, blá, blá blá ...conteúdo obrigatório

Blá, blá, blá blá...vamos a parte burocrática, inaugurando o blog vamos falar brevemente ou não, rs o que é samba, de onde veio, por onde passou, suas vertentes interessante e incompreensíveis pra alguns Ortodoxos, como eu! fato é, que pra ficar tudo no contexto ou "limpinho" como alguns dizem por ai.
O samba surgiu da mistura de estilos musicais de origem africana e brasileira. Geralmente ou quase sempre é tocado com instrumentos de percussão (tambores, surdos timbau, cuica) e acompanhados por violão e cavaquinho. A palavra samba é de origem africana e tem seu significado ligado às danças típicas tribais do continente. As raízes do samba foram fincadas em solo brasileiro na época do Brasil Colonial, com a chegada da mão-de-obra escrava em nosso país. Diz a historia que o primeiro samba gravado no Brasil foi pelo telefone, no ano de 1917. A letra deste samba foi escrita por Mauro de Almeida e o nosso saudoso Donga.




Depois, o samba foi pras ruas e espalha-se pelos carnavais do Brasil. Alguns nomes da época são: Sinhô, Ismael Silva e Heitor dos Prazeres.

Nos anos 30, as estações de rádio, em plena difusão pelo Brasil, passam a tocar os sambas para os lares. Os grandes sambistas e compositores desta época são: Noel Rosa autor de Conversa de Botequim; Cartola de As Rosas Não Falam; Dorival Caymmi de O Que É Que a Baiana Tem?; Ary Barroso, de Aquarela do Brasil; e Adoniran Barbosa, de Trem das Onze.

Na década de 1970 e 1980, começa a surgir uma nova geração de sambistas. Podemos destacar: Paulinho da Viola, Jorge Aragão, João Nogueira, Beth Carvalho, Dona Ivone Lara, Clementina de Jesus, Aldir Blanc. Algunas sambistas de relevância, Pixinguinha, Ataulfo Alves, Elton Medeiros, Nelson Cavaquinho, Lupicínio Rodrigues, Aracy de Almeida, Candeia, Elis Regina, Nelson Sargento, Clara Nunes, Wilson Moreira, Elizeth Cardoso, Jacob do Bandolim e Lamartine Babo.

O samba de roda, surgido na Bahia no século XIX, apresenta elementos culturais afro-brasileiros. Com palmas e cantos, os dançarinos dançam dentro de uma roda. O som fica por conta de um conjunto musical, que utiliza viola, atabaque, berimbau, chocalho e pandeiro.

No Rio de Janeiro, o samba está ligado à vida nos morros, sendo que as letras falam da vida urbana, dos trabalhadores e das dificuldades da vida de uma forma amena e muitas vezes com humor.

Samba-enredo surge no Rio de Janeiro durante a década de 1930. O tema está ligado ao assunto que a escola de samba escolhe para o ano do desfile. Geralmente segue temas sociais ou culturais. Ele que define toda a coreografia e cenografia utilizada no desfile da escola de samba.

Samba de partido alto, com letras improvisadas, falam sobre a realidade dos morros e das regiões mais carentes. É o estilo dos grandes mestres do samba. Os mais conhecidos são: Moreira da Silva, Bezerra da Silva, Martinho da Vila e Zeca Pagodinho.

Pagode nasceu na cidade do Rio de Janeiro, nos anos 70 (década de 1970), e ganhou as rádios e pistas de dança na década seguinte. Tem um ritmo repetitivo e utiliza instrumentos de percussão e sons eletrônicos. Espalhou-se rapidamente pelo Brasil, graças às letras simples e românticas. Os principais grupos são: Negritude Jr, Só Pra Contrariar, Raça Negra, Katinguelê, Pique Novo, Art Popular.

Samba-canção, Surge na década de 1920, com ritmos lentos e letras sentimentais e românticas. Exemplo: Ai, Ioiô (1929), de Luís Peixoto.

Samba carnavalesco, vem com as marchinhas e sambas feitos para dançar e cantar nos bailes carnavalescos. Tipo Abre alas, Apaga a vela, Aurora, Balancê, Cabeleira do Zezé, Bandeira Branca, Chiquita bacana.

Samba-exaltação, com letras patrióticas e ressaltando as maravilhas do Brasil, com acompanhamento de orquestra. Aquarela do Brasil, de Ary Barroso gravada em 1939 por Francisco Alves.

Samba de gafieira, Foi criado na década de 1940 e tem acompanhamento de orquestra.Rápido e muito forte na parte instrumental, é muito usado nas danças de salão.

Sambalanço Surgiu nos anos 50 em boates de São Paulo e Rio de Janeiro. Recebeu influências do jazz... Um representante significativo do sambalanço é Jorge Ben Jor, e é por essa e outras que eu digo a afirmo, se o Se Bebeto é um Jorge Bem Jor mal feito, o Seu Jorge é um Bebeto melhorado!

Bom, brincadeiras e tiradas a parte, segue breves informações sobre o que é samba, pra quem lê, tenho certeza de que não é nada de muito diferente do que já viu por ai, vamos seguindo o barco.


Nenhum comentário: